Depois das conversas sérias entre Disney e Virgin Trains sobre colocar uma estação de trem na propriedade do parque temático ao longo da rota planejada entre Orlando e Tampa, com mais de $5 bilhões de dólares de trens interurbanos. Foi liberado um relatório de tráfego mensal divulgado em 20 de Dezembro pelo Conselho Municipal de Regulações e valores Mobiliários de Washington DC, uma organização encarregada pelo congresso do EUA de promover um mercado de títulos municipal justo e eficente, mostrando um entendimento entre as empresas em Novembro. Atualmente, a Virgin Trains opera um sistema de 67 milhas com estações em Fort Lauderdale e West Palm beach e está expandindo sua rota para Orlando.

A Virgin Trains descreve o acordo como:

“Em novembro, a [Virgin Trains USA] celebrou um memorando de entendimento com a Walt Disney Parks & Resorts Inc. para o desenvolvimento de uma estação nas propriedades da Disney em Orlando. A estação e a infraestrutura ferroviária relacionada forneceriam uma conexão direta entre a Disney, o destino do parque temático mais visitado do mundo, e o sul da Flórida.

Com uma conexão perfeita com a nossa estação planejada em PortMiami, o porto de cruzeiros mais movimentado do mundo, os passageiros do cruzeiro poderiam, de maneira mais conveniente, complementar sua viagem de cruzeiro com uma visita aos parques temáticos da Disney. A extensão do nosso sistema do aeroporto de Orlando para a estação da Disney também serviria como a primeira fase de uma possível conexão futura com Tampa. Sujeitos a permitir, negociar com as agências estaduais o direito de passagem, bem como negociar um contrato definitivo com a Disney, prevemos a abertura da estação da Disney logo após a abertura da estação do aeroporto de Orlando.”

O relatório diz que poderá ser usado por mais de 126 milhões de visitantes do estado. A Virgin Trains acredita que a estação da Disney poderá transportar até 1 milhão de pessoas anualmente e crescer no futuro.

“Continuamos a explorar a possibilidade de construir uma estação na propriedade do Walt Disney World Resort, que acreditamos que ajudará a transformar a região. Uma estação proposta forneceria uma conexão ferroviária direta com o Aeroporto Internacional de Orlando e serviria como o segmento inicial para a futura extensão da Virgin Trains para Tampa “, disse ao TBBJ o vice-presidente sênior Ben Porritt.”

A Disney complemento dizendo: “Como o principal destino de férias e o maior empregador de local único nos Estados Unidos, o Walt Disney World Resort é uma escolha óbvia para uma estação ferroviária entre o Aeroporto Internacional de Orlando e Tampa. Conversamos com a Virgin Trains USA e, embora ainda não tenhamos assumido um compromisso definitivo, concordamos mutuamente em explorar mais formalmente o desenvolvimento de uma estação de trem em nossa propriedade. O transporte ferroviário interurbano de passageiros será um impulso para a economia local, e apoiamos seu investimento na região da Flórida Central à medida que continuamos a crescer e a expandir-se. ”

A rota de Orlando tem uma previsão de 36 mêses para ser finalizada, no dia 1 de Janeiro foi estabelecido o prazo das negociações para a proposta rota de trem de Tampa entre a Virgin Trains e a Central Florida Express Authority e o departamento de transporte da Flórida.

Uma conexão para o Walt Disney World seria um benefício enorme para os dois lados. A Virgin Trains irá se beneficiar de milhões de turistas que buscam outras formas de se locomover para acessar o parque e a Disney teria outro meio de transporte para seus convidados.